terça-feira, 11 de agosto de 2009

III – MATERIAIS DE APRENDIZAGEM: MANUAIS

Um dos assuntos em discussão, actualmente, com o alargamento do ensino profissional, é a questão da adopção de manuais escolares. (Co)Respondendo à necessidade de avaliar e discutir melhor esta situação, de suprimir as dificuldades de ensino-aprendizagem sentidas em contexto de sala de aula, e de corresponder aos múltiplos e diversos interesses dos alunos dos diferentes cursos profissionais, entendemos, nesta fase, manifestar a nossa sincera opinião sobre o assunto. Esta discussão, suscitada, em contexto alargado, pela Associação de Professores de Português, foi disponibilizada à mesma.
Entendemos que os manuais deverão corresponder àquilo a que propomos nomear de manual-dossiê. Entende-se por manual-dossiê um instrumento de trabalho facilmente adaptável às necessidades de cada curso, que inserindo-se no Programa – Componente de Formação Sociocultural – Disciplina de Português dos Cursos Profissionais de Nível Secundário, consiste num livro e num C.D. de apoio. O livro constará apenas e somente dos conteúdos programáticos e/ou científicos. O C.D. integrará exercícios variados de aplicação dos conhecimentos teórico-práticos, em diferentes graus de dificuldade.
Consideramos que o ensino profissional se deve reger por metodologias de ensino-aprendizagem diferentes das que são comummente associados ao Ensino Regular. Por isso, focamos dois exemplos práticos:

1.º) Curso de Técnico de Multimédia

Sendo um curso vocacionado para uma vertente técnica, pretende-se que os alunos deste curso apreendam competências de realização e construção de materiais de multimédia que sejam atractivos ao mercado. Desta forma, o ensino-aprendizagem veiculado no Módulo II, Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos, após uma abordagem inicial à poesia camoniana, mais formal, pretendendo demonstrar a ordem e o equilíbrio das formas na transmissão de mensagens, pode centrar-se na poesia experimental, nomeadamente na poesia visual e na poesia cibernética. Estes textos visuais pretendem aliciar e cativar os alunos para a necessidade de um trabalho de interpretação e, simultaneamente, de codificação que envolva todos os sentidos e os coloque em contínua actividade. Assim, os alunos são constantemente alertados para a necessidade embrionária de perceber e interpretar os sinais-símbolos que são transmitidos ao leitor pelo poeta/escritor/designer experimental.
Tendo em conta os objectivos do programa e a adequação textual ao curso, poderão ser leccionados (não só, mas também) poemas visuais de E. M. Melo e Castro que fazem interagir a imagem com uma ou outra palavra, e ao mesmo tempo constroem um horizonte significativo através da sugestão. No mesmo sentido, e apelando aos interesses globais da juventude, teremos os poemas script e flash de Antero de Alda. Este designer multimédia funcionará como despoletador de curiosidades criativas, pois trabalha com equipamento software igual ao utilizado pelos alunos nas disciplinas específicas do curso.
Os materiais necessários serão disponibilizados através de um CD-Rom, que estará agregado ao Manual-Dossiê, em formato digital, permitindo aos alunos uma correcta visualização e encorajando a integração nos seus hábitos e gostos (internautas e informáticos) de textos literários portugueses. Este formato permitirá uma interacção perfeita com o texto, pois este poderá ser manipulado de acordo com a imaginação-criatividade do aluno, sendo o objectivo final a construção de poemas-cibernéticos que sejam já demonstradores do trabalho interpretativo de codificação imagética.

2.º) Curso de Técnico de Animação Sociocultural

Pretende-se que os alunos deste curso sejam capazes de desenvolver, em contexto de trabalho/estágio, diversas actividades com crianças. O conhecimento do desenvolvimento da criança dita normal e das crianças com Dificuldades de Aprendizagem ou com Necessidades Educativas Especiais (Paralisia Cerebral, Sobredotação, Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, Síndrome de Asperger, Autismo, Surdez, Cegueira ou Baixa visão, entre outros), é fulcral para um trabalho que se considere educativo e de qualidade, assim como para o trabalhar para uma Sociedade que se pretende aberta à Diferença, de Respeito pelo Outro, e Inclusiva. A optimização das situações de aprendizagem requer uma gestão aprimorada de recursos e de oportunidades para desenvolver competências e aprender mais. Sendo esta uma competência que os alunos têm de ver desenvolvida no final do Curso Profissional, é de todo o interesse que possam cruzar e conjugar saberes.
No Módulo IV, Textos dos “Media” I, um dos conteúdos a leccionar é o Artigo Científico e Técnico. Tendo em conta a necessidade de no curso de Técnico de Animação Sociocultural se ser conhecedor do desenvolvimento infantil e dos desvios de um desenvolvimento normal, é de todo o interesse que os alunos possam desenvolver pequenos projectos de redacção (próximos da estrutura que se pretende para o Projecto de Aptidão Profissional), que constituam Artigos Científicos e Técnicos, incluindo uma parte teórica e uma empírica.
Nem sempre sendo fácil a aquisição de material necessário para trabalhar em contexto de sala de aula, o manual-dossiê seria de auxílio essencial, visto poder conter diverso material de garantida qualidade, facilmente seleccionável, de acordo com os assuntos em estudo, sem se proceder a gastos desmesurados de papel, imprimindo-se somente o material necessário. Assim sendo, seria permitido a cada aluno seleccionar apenas e somente o material que considerasse importante e, a partir, daí desenvolver o seu próprio Artigo Científico e Técnico. Isto não dispensaria, obviamente, a consulta de livros em bibliotecas ou de pesquisas na Internet.

O manual-dossiê, à falta de manuais propostos pelas editoras, será da produção e da responsabilidade dos professores de Português da Escola.
A verificar-se a adopção destes manuais por editoras, a escola poderá adoptá- -los, tendo em conta os seus Cursos Profissionais.