terça-feira, 11 de agosto de 2009

TERTÚLIAS DO PARNASSO

Integrado no quadro das ciências humanas, o estudo do Latim, ainda que a partir de um curso elementar da língua e da cultura latinas, não descurando critérios de exigência e de qualidade, é de inegável e incomparável valor. Grosso modo, o estudo da língua e da cultura latina possibilitam o desenvolvimento e aprofundamento das competências da língua. Ele age também como uma inegável abertura para diversas e divergentes oportunidades de enriquecimento de competências pessoais que, mais do que nunca, são de inegável importância na aprendizagem.
Ao nível da formação de competências de trabalho, a aprendizagem da língua latina age como objectivo instrumental e de aplicação, e ainda como objectivo de disciplina (mental). Assim, é um instrumento ímpar na formação da maturidade e da autonomia do aluno, pois que contribui para o desenvolvimento de hábitos de atenção constante, actividade ordenada, superação de dificuldades, perseverança, exactidão, perfeição e hábitos de reflexão. A aprendizagem do Latim age ainda como treino da língua e da destreza das estruturas cognitivas e mentais superiores. Enquanto língua de cultura, é essencial para uma cultura (humanista) mais vasta, assim como para o conhecimento do homem e das suas raízes na Civilização Ocidental, principalmente porque se prende com outras disciplinas tais como a História, a Filosofia ou o Direito. Já ao nível da formação linguística, o estudo da língua latina é essencial no domínio da estrutura linguística das línguas latinas, em particular do Português, sobretudo num domínio mais acurado do léxico e das estruturas morfo-sintácticas e semânticas da frase. O contacto com a nossa língua-mãe permite aprimorar a compreensão dos textos, a fruição estética e a escrita.

Objectivos das “Tertúlias de Parnasso”:
1) desenvolver e aprofundar as competências da Língua Portuguesa;
2) fomentar a destreza mental nas competências linguísticas.

Operacionalização:
1) mini-Curso de Introdução ao Latim e à Cultura Clássica, numa sessão semanal de 60 minutos;
2) certificado no final de frequência do Mini-Curso e de realização de conteúdos específicos, assinado pelos professores responsáveis e pela Escola, para o curriculum vitae dos alunos.

Nota:
Mini-Curso sobretudo para os cursos de Técnico de Comunicação e Técnico de Serviços Jurídicos.