terça-feira, 11 de agosto de 2009

OUTRAS ESTRATÉGIAS

A uma Escola Profissional compete desenvolver as competências dos seus alunos, preparando-os, quer para o mundo laboral, quer para a continuação dos estudos. Neste sentido, é da máxima importância recorrer a todas as estratégias possíveis para envolver, quer os alunos, quer toda a comunidade escolar.
Procurou-se, neste documento, delinear, somente, algumas das estratégias que se consideram, neste momento, importantes de pôr em prática para alcançar um mínimo de qualidade e eficiência. Outras há, num futuro próximo, que deveriam centrar a nossa atenção e esforço. Deixamos, aqui, algumas sugestões:
- reeducação psicopedagógica;
- actividades culturais variadas: conferências, tertúlias;
- voluntariado;
- gabinete de Psicologia;
- Escola de Pais;
- Associação de Pais;
- Assembleia de Escola;
- Associação de Estudantes;
- Biblioteca;
- Espaços lúdicos (com ténis de mesa, jogos de tabuleiro, jornais e revistas, etc.);
- “Bookcrossing”;
- Tutoria[1].

[1] A falta de hábitos de estudo, de ritmos de vida saudáveis, de um acompanhamento sistemático da vida académica por parte de familiares próximos, e a ocorrência de comportamentos disruptivos ou dificuldades de integração, traz uma nova exigência, a de que alguns alunos sejam acompanhados mais de perto por um professor que vá orientando o seu estudo, o seu desempenho escolar e a sua integração. Deste modo, com o fim de acompanhar as dificuldades e a integração de alunos em risco escolar, propõe-se a criação de projectos de tutoria com duas vertentes distintas, dependendo dos casos:
- professores-tutores,
- alunos-tutores.