terça-feira, 11 de agosto de 2009

PORTUGUÊS: INTERVIR JÁ!

Face às extremas dificuldades que alguns alunos apresentam no domínio da Língua Materna, propõe-se criar pequenos grupos de trabalho, entre 4 e 5 alunos, com uma carga horária de duas sessões de 45 minutos, por semana. (Estes grupos podem ser extensíveis, inclusivamente, ao horário da sala de aula, num período inicial de intervenção.)
São objectivos desta intervenção:
1. desenvolver as competências de domínio da Língua Materna na Leitura, na Escrita, no Funcionamento da Língua e na capacidade de Raciocínio Linguístico;
desenvolver as áreas básicas (do raciocínio, da percepção visual, da linguagem, da memória), que potenciem o cérebro[1];
fomentar hábitos de trabalho individual e organização do estudo pessoal;
acompanhar as dificuldades prementes dos alunos.

Os alunos que integrarem os grupos supracitados são todos aqueles que não tenham desenvolvidas competências elementares e estruturantes de leitura e escrita. Estes são os alunos que se encontram nos níveis 0 e 1 (vide os anexos).
[1] Com exercícios mínimos para realizar.