terça-feira, 11 de agosto de 2009

ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

Avaliação de Pré-Requisitos

É de extrema importância que, antes de qualquer ensino e intervenção, em contexto formal, os professores avaliem os pré-requisitos dos alunos. Este é um suporte ao ensino de extrema importância, porquanto a necessidade de constituir grupos heterogéneos de trabalho e de elaborar materiais didáctico-pedagógicos de suporte à aprendizagem.
Propõe-se, assim, avaliar, à entrada do ensino profissional, em data específica para o efeito, as seguintes áreas:


Áreas de Avaliação
1 Leitura oral
2 Leitura compreensiva
3 Hábitos de leitura recreativa
4 Escrita
5 Oralidade
6 Conhecimento explícito da língua
7 Cultura geral
8 Hábitos e métodos de estudo

É indispensável identificar, logo de início, os alunos com currículos alternativos ao currículo regular e/ou que não tenham tido, por diversos motivos, um percurso escolar linear.