terça-feira, 11 de agosto de 2009

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA E DE APOIO

ALARCÃO, Isabel (org.) (2001), Escola reflexiva e nova racionalidade, Porto Alegre, Artmed Editora.

ALVES, Rubem (2003), A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, Campinas – São Paulo, Editora Papirus.

ANTUNES, Celso (2005), As inteligências múltiplas e os seus estímulos, Lisboa, Edições ASA.

AZEVEDO, Manuel Joaquim Pinho Moreira de Azevedo (1999), O ensino secundário na Europa, nos anos noventa – O neoprofissionalismo e a acção do sistema educativo mundial: um estudo internacional, Dissertação de Doutoramento em Ciências, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Lisboa.

BOLÉO, Manuel de Paiva (1973), O Latim e as Línguas Modernas, Separata das Actas do Colóquio sobre o ensino do Latim, Coimbra, Instituto de Estudos Clássicos e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras.

CARDOSO, Carlos Manuel (1996), Educação Multicultural – Percursos para práticas reflexivas, Lisboa, Texto Editora, (1.ª edição).

CARMELO, Luís (2005), Manual de Escrita Criativa, Biblioteca Universitária, Publicações Europa-América, Mem Martins.

CORREIA, Luís de Miranda, (2001) "Educação inclusiva ou educação apropriada?" in RODRIGUES, David (org.) (2001), Educação e diferença. Valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto, Porto Editora.

CORTESÃO, Luiza (s/d), O arco-íris na sala de aula? Processos de organização de turmas: Reflexões críticas, Cadernos de Organização e Gestão Curricular, Instituto de Inovação Educacional.

CRUZ, Vítor, FONSECA, Vítor da (2002), Educação Cognitiva e Aprendizagem, Colecção Educação Especial, n.º 9, Porto, Porto Editora.

ELLIS, Rod (2005), Principles of instructed language learning. «System», nº 33, p. 209-224.

FREIRE, P. J. Geraldes (1968), Valor e actualidade dos estudos clássicos, Livraria Almedina, Coimbra.

FREIRE, Paulo (2006), A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo, Paz e Terra.

JENNINGS, Joyce Holt, CALDWELL, JoAnne, LERNER, Janet W. (2006), Reading Problems – Assessment and Teaching Strategies, Pearson, Boston.

JABOUILLE, Victor (1993), “Eu, professor de Latim: hoje e amanhã” in Classica – Boletim de Pedagogia e Cultura, 19, Lisboa, pp. 37-54.

LEITE, Elvira, SANTOS, Milice Ribeiro dos (s/d), Metodologia do Trabalho de Projecto, s/ local de edição.

LOPES, João A. (2005), Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: perspectivas de avaliação e intervenção, Lisboa, Edições ASA.

MARQUES, Ramiro (1998), A Arte de Ensinar: Dos Clássicos aos Modelos Pedagógicos Contemporâneos, Lisboa, Plátano Edições.

MARQUES, Ramiro (1999), Modelos Pedagógicos Actuais, Lisboa, Plátano Edições.

MARTINS, Cristina (2003), Línguas em contacto: "saber sobre" o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar. Coimbra: tese de doutoramento inédita.

Ministério da Educação/GAERI (coordenação da edição) (2001), Quadro europeu comum de referência para as línguas. Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa Editores.

Mota, Malice e Zimmer, Márcia Cristina (2005), Cognição e Aprendizagem de L2: o que nos diz a pesquisa nos paradigmas simbólico e conexionista. «Revista Brasileira de Linguística Aplicada», v. 5, nº 2, p. 155-186.

PACHECO, José, EGGERTSDÓTTIR, Rósa, MARINÓSSON, Gretar (2007), Caminhos para a Inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar, Porto Alegre, Artmed.

PARADIS, M. (2004), A Neurolinguistic Theory of Bilingualism. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins.

PERRENOUD, Philippe (2000), 10 Novas Competências para Ensinar, Artmed Editora, Porto Alegre.

PERRENOUD, Philippe (2001), A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso, São Paulo, Artmed Editora.

Programa – Componente de Formação Sociocultural – Disciplina de Português (2004/2005), Cursos Profissionais de Nível Secundário, Direcção-Geral de Formação Vocacional, Ministério da Educação.

RIBEIRO, Angelina Bedo, BAPTISTA, Ana Isabel (2006), Dislexia – Compreensão, Avaliação, Estratégias, Coimbra, Quarteto.

SANTANA, Inácia (2000), “Práticas Pedagógicas Diferenciadas” in Revista Escola Moderna, n.º 8, 5.ª série, pp.30-41.

SERRA, Helena (org.) (2005), Avaliação e diagnóstico em dificuldades específicas de aprendizagem: pistas para uma intervenção educativa, Ficheiros Pedagógicos para Professores, Porto, Edições ASA.

SHAYWITZ, Sally (2006), Entendendo a Dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura, Porto Alegre, Artmed Editora.

SIMÃO, José Veiga, NEIVA, João Manuel Cotelo, RAMALHO, Américo da Costa, Colóquio o ensino do Latim – actas, Coimbra, Instituto de Estudos Clássicos e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras.

STOER, Stephen R., SILVA, Pedro (2005), “Do pai colaborador ao pai parceiro – a reconfiguração de uma relação”, in STOER, Stephen R., SILVA, Pedro (org.), Escola-Família: uma relação em processo de reconfiguração, Porto, Porto Editora.

T.L.E.B.S. – Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário – revisão (2008), Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação.

TOMLINSON, Carol Ann (2008), Diferenciação Pedagógica e Diversidade – Ensino de Alunos em Turmas com Diferentes Níveis de Capacidades, Colecção Educação Especial, n.º 18, Porto, Porto Editora.

TOMLINSON, Carol Ann, ALLAN, Susan Demirsky (2002), Liderar projectos de diferenciação pedagógica, Lisboa, Edições ASA.

TORRES, Rosa María Rivas, FERNÁNDEZ, Pilar F. (2002), Dislexia, Disortografia e Disgrafia, Lisboa, Mc Graw Hill.